segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cai-Água

Pois,..... já me apetece escrever.... por isso escrevo.

Sempre tive uma curiosidade enorme em saber a história do meu nome... "Cai-Água", nome de solteira da minha mãe, nome do meu Grande avô e, agora, nome do meu filho.

"Decada de 20(...)Já S. João resplandecia no esplendor dos seus chalets, S. Pedro ainda se chamava Cai-Água, devido ao ribeiro cantante que por lá passava. Havia um moinho, duas azenhas e uma taberna à beira da estrada. Cai-Água continuava a ser campo.
Um dia o capitalista Nunes dos Santos, criador dos Armazéns do Chiado, começou a comprar terrenos em Cai-Água e construíu umas casas que atrairam mais moradores. Fez-se o Chalet Ideal nº 1 e o Chalet Ideal nº2, prémios dados pelos Grandes Armazéns do Chiado aos seus clientes e sorteados pela lotaria, primeira invenção publicitária do género no país.
Nunes dos Santos conseguiu dotar a povoação de um apeadeiro e a linha de Cascais passou a parar em Cai-Água. A terra cresceu. Os seus moradores multiplicaram-se.(...)"


retirado de:
http://expressodalinha.blogspot.com/2008/02/s-pedro-do-estoril.html que se baseou no livro "Memórias da Linha e Cascais", de Branca de Gonta Colaço e Maria Archer.

Continuando a pesquisa no mesmo blog, li, num comentario a esta noticia, que na decada de 70 houve um Clube de Futebol Cai-Água, grande clube de futebol salão.
Prometo q vou pesquisar mais.

posted by Nuno Cai-Água.

1 comentário:

Pedro Cai-Água Madeira disse...

Vai na volta, somos herdadeiros de S. Pedro do Estoril inteirinho e andamos aqui a trabalhar feito grunhos!!!!!